Alta de índice e procura por imóveis aumentam valor de aluguel no Brasil
No acumulado dos últimos 12 meses, o aumento do IGP-M assusta: mais de 11%. Índice é usado para reajustar a maioria dos contratosQuem mora de aluguel no Brasil está enfrentando uma situação difícil. Primeiro porque a oferta de imóveis é bem menor do que a procura, e os proprietários se sentem seguros para cobrar mais. Além disso, o índice mais usado nos reajustes dos contratos está em alta.
As placas indicam o que muita gente já percebeu: vende-se mais do que se aluga. “Faltam imóveis para alugar, principalmente para imóveis de um e dois dormitórios”, aponta a diretora comercial Roseli Hernandes.
Dois dormitórios no tradicional bairro paulistano da Mooca é o que Lia quer, mas, nesse caso, querer não é poder. “Está acima do valor que eu posso pagar. Está muito caro”, afirma.
Os aluguéis estão caros porque a procura é grande e, além disso, o índice que reajusta os contratos, o IGP-M, continua pressionado por uma série de aumentos.
O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) é o índice de inflação geral mesmo, porque ele é composto por quase mil itens: do valor da tarifa de ônibus aos preços dos alimentos. Por isso, o que é vendido em um mercadinho de bairro, por exemplo, tem tudo a ver com os contratos de alugueis.
No acumulado dos últimos 12 meses, o aumento do IGP-M assusta: mais de 11%. E esse índice vai ser usado para reajustar a maioria dos contratos que está vencendo. “Quando termina um contrato e o cara pode, então, renegociar o preço, ele pode cobrar um preço de mercado. Muitas vezes, essa subida é muito maior do que o IGP”, destaca Salomão Quadros, coordenador do IGP-M/FGV.
Para os novos contratos, o aumento é muito mais mesmo: quase 15% de reajuste, segundo pesquisas do setor. Consegue menos quem tem boa fama. “Na renovação de aluguel, sempre o bom inquilino, o bom locatário, é aquele que tem boas conquistas, aquele que cuida do imóvel, aquele que mantém o aluguel em dia, e tudo mais”, comenta a diretora comercial Roseli Hernandes.
Então, vale a dica: para os bons inquilinos é hora lembrar suas qualidades.
Fonte G1 globo

Nenhum comentário:
Postar um comentário